não sei
Um abcesso no fígado pode formar-se em consequência de:
Infecção por bactérias, em particular se a infecção se situa na vizinhança do fígado ou nas vias biliares (colangite aguda). Pode no entanto também surgir um abcesso hepático se há uma infecção á distância. Pode também ocorrer um abcesso hepático após uma cirurgia abdominal. A infecção pode ser facilitada se existirem zonas do fígado com alterações (cavidades resultantes de quistos, tumores no fígado) ou se as defesas do doente estiverem reduzidas (diabetes, imunodeficiência)
Amibíase, infecção do intestino provocada por um parasita designado por amiba. Esta infecção intestinal, frequente em zonas troicais, pode localizar-se também no fígado
Sinais e sintomas de abscesso no figado:
Dores abdominais no lado direito do abdómen e no ombro direito.
Náuseas (enjoos), vómitos e perda de peso.
Febre e sudação.
Como se Diagnostica:
Exames: Poderá ter de efectuar os seguintes exames, isoladamente ou em conjunto, para que o médico possa seleccionar o melhor tratamento para o seu caso.
Análises ao sangue: Poderá necessitar de tirar sangue a partir de uma veia da mão ou do braço. O sangue colhido será analisado para avaliar o funcionamento do fígado. Poderá ter de tirar sangue mais do que uma vez.
Radiografia torácica: É uma imagem dos seus pulmões e do seu coração. O médico utiliza-a para ver se o abcesso no fígado está a afectar os seus pulmões e o coração. O médico também pode utilizar a radiografia para procurar sinais de infecções como, por exemplo, uma pneumonia.
Tomografia computorizada: Também designada por TAC. Uma máquina especial de raios X permite, através de um computador, obter imagens com a forma e a estrutura do fígado. Antes da obtenção das imagens, poderão administrar-lhe uma substância de contraste através de uma veia. A substância de contraste ajuda a visualizar melhor o fígado nas imagens. As pessoas alérgicas aomarisco (lagosta, caranguejo ou camarão)