Não conformidade: uma oportunidade de melhoria
DIRETORIA DE EDUCAÇÃO CONTINUADA, PESQUISA E EXTENSÃO
CURSO DE PÓS GRADUAÇÃO MBA EM GESTÃO ESTRATÉGICA DA
QUALIDADE
NÃO CONFORMIDADE:
UMA OPORTUNIDADE DE MELHORIA
ALUNA: Lina Machado Palmeira
PROFESSORA ORIENTADORA: Camila F. Vasconcelos P. Vidal
BELO HORIZONTE/MG
2° SEMESTRE DE 2012
1
NÃO CONFORMIDADE:
UMA OPORTUNIDADE DE MELHORIA
Lina Machado Palmeira¹
¹Aluna do curso de pós graduação, MBA em Gestão Estratégica da Qualidade do
Centro Universitário UNA – unidade Guajajaras linapalmeira@yahoo.com.br Resumo: Neste artigo, através de embasamento bibliográfico, será apresentado como a tratativa de uma não conformidade, recebida em uma auditoria externa de certificação referente a desorganização na área fabril por uma indústria do ramo de usinagem e caldeiraria, pode na verdade, mostrar-se como uma oportunidade de melhoria. Serão analisadas as ações formuladas e executadas para implantação do programa 5S na organização, com base no PDCA.
Palavras chaves: não conformidade, auditoria externa, sistema de gestão da qualidade. 1 – Introdução
Para muitos Representantes de Diretoria (RD’s) e dirigentes empresariais, uma das coisas mais temíveis das auditorias externas, são as “não conformidades”.
Estes são propensos a definir uma auditoria externa como uma verdadeira “caçada as bruxas”. Claro, que toda e qualquer não conformidade tem sua relevânci a, mas será abordado neste artigo que a “não conformidade” é em verdade, uma
“oportunidade de melhoria”. Será apresentado como é possível, trabalhar a não conformidade, através das ferramentas da qualidade, e fazer dela o ponto de partida para a melhoria do sistema de gestão empresarial.
O estudo de caso teve como objetivo principal avaliar a tratativa a uma não conformidade recebida por uma indústria metalúrgica de pequeno porte da região metropolitana de Belo Horizonte/MG. Trata-se de uma não conformidade em relação
2
a organização dos materiais e