Nutrição e carie dental
CURSO DE ODONTOLOGIA
Nutrição e cárie dental
São Luís
2011
Nutrição e cárie dental
Trabalho apresentado à disciplina de Bioquímica do Curso de Odontologia do Instituto Florence de Ensino Superior, para obtenção de nota.
Profº Juliana
São Luis
2011
Nutrição e Cárie Dental
Será apresentada uma aula referente à Nutrição e Cárie Dental.
Foram-se abordados temas associados ao assunto da aula:
1. Aspectos gerais de cárie e nutrição.
As deficiências nutricionais que ocorrem durante o período de desenvolvimento dos dentes podem influenciar a suscetibilidade à cárie dentaria por três prováveis mecanismos: retardo na erupção dos dentes, alterações das glândulas salivares e defeitos na formação dentaria. Estudos experimentais suportam a hipótese de que em seres humanos, os distúrbios da nutrição têm um efeito significante na formação dental, devido à interferência no desenvolvimento celular, resultando em um esmalte hipoplásico, estrutura esta mais acessível à cárie.
2. Cárie e nutrição em fumantes.
Ainda não há uma comprovação científica de uma relação direta entre prevalência de cáries e fumantes. Existem algumas hipóteses que sugerem que as modificações na saliva causadas pelo fumo diminuem o potencial de remineralização e limpeza da saliva, aumentando o risco de cárie. Alguns estudos mostraram que fumantes têm maior quantidade de acúmulo de placa bacteriana que não fumantes e uma higiene bucal mais deficiente, além de uma diminuição das defesas do organismo, o que leva a um maior risco de doença periodontal, expondo as raízes dos dentes ao meio bucal e à ação de bactérias cariogênicas.
3. Estado bucal e nutricional de crianças.
O estado nutricional pode afetar os dentes em seu período de formação e após a erupção na cavidade bucal. A nutrição pode alterar a quantidade da saliva e o aparecimento de