Nutrição social
Nutrição é a ciência que estuda a composição dos alimentos, e as necessidades individuais de cada pessoa. Estuda os processos pelo quais o organismo ingere, absorve, transporta e excreta os nutrientes. As necessidades nutricionais podem ser definidas como a quantidade de nutrientes e de energia disponíveis nos alimentos que um individuo sadio deve ingerir. A intervenção nutricional tem como objetivo a prevenção de doenças, e a promoção de uma vida mais saudável, conduzindo o bem estar do individuo.
Esta também tem algumas leis e são elas: * Lei da qualidade, o principio desta lei é alimentar-se bem consumindo a quantidade necessária de proteínas, carboidratos lipídios e vitaminas necessárias para o dia-a-dia. * Lei da quantidade, cada ser humano tem sua quantidade necessária de calorias e serem consumidas por dia. * Lei da harmonia tem como vigor distribuir cada alimento de forma homogenia ingerindo todos os grupos de alimentos. * Lei da adequação, a dieta deve ser individual. Ela vai se adequar a necessidade de cada individuo.
Um nutricionista pode em atuar em varias áreas, sendo elas: hospitalar, restaurantes para coletividades, saúde pública, merenda escolar, consultórios, spas, academias, indústria alimentícia etc.
O foco do nosso trabalho é a nutrição social que abrange aspectos socais, culturais, religiosos, econômicos, e políticos relativos à alimentação e como estes podem influenciar a nutrição humana. Temos como base o projeto IDNE (Instituto de desenvolvimento Norte/Nordeste de Minas Gerais). O objetivo do projeto é promover o desenvolvimento econômico e social das regiões, formular e propor diretrizes, planos e ações, compatibilizando-as com as políticas de governo. É também competência do órgão planejar; coordenar supervisionar, orientar e executar a formulação e a implantação de plano projeto levando leite à população.
O leite é uma mistura heterogenia complexa, de sabor adocicado, com o pH perto