nutrição aplicada a enfermagem
Alimento é toda substância comestível de origem animal ou vegetal, na consistência sólida, pastosa ou líquida ou sob qualquer outra forma adequada, que após sofrer todas as transformações necessárias ao seu aproveitamento preenche as etapas relacionadas à Nutrição.
Os alimentos despertam uma “atração” para o seu consumo por várias razões como: Aparência – forma, cor e textura Flavor – aroma e sabor A alimentação é um processo voluntário e consciente!
Os alimentos, fontes dos nutrientes necessários ao organismo humano para satisfazer suas necessidades de trabalho biológico, são encontrados sob a forma chamada in natura ou processados.
Alimentação e suas “leis”
Lei da Qualidade: a dieta deve ser completa para fornecer todos os nutrientes que o organismo necessita;
Lei da Adequação: a dieta deve estar adequada ao período fisiológico do organismo ao qual se destina;
Lei da Quantidade: a dieta deve fornecer a quantidade adequada dos nutrientes para satisfazer as necessidades nutricionais;
Lei da Harmonia: a dieta deve fornecer uma relação harmônica entre os nutrientes
Comportamento alimentar
• O comportamento alimentar dos indivíduos não corresponde apenas aos hábitos alimentares, mas também à seleção, conservação e preparo dos alimentos.
• É determinado na infância, transmitido pela família e sustentado pelas tradições, crenças e tabus que passam de geração para geração.
NUTRIÇÃO NA GESTAÇÃO
AVALIAÇÃO DO ESTADO NUTRICIONAL: . A nutrição deficiente durante a gestação ganho de peso insuficiente, má nutrição intra-uterina, recém-nascido de baixo peso e com chances reduzidas de sobrevivência. . O estado nutricional pré-gestacional afeta a evolução da gestação. . O ganho de peso durante a gestação depende do estado nutricional pré-gestacional: gestantes de baixo peso = 15 kg; eutróficas = 10 a 12 kg; sobrepeso = 6 a 7 kg.
A avaliação nutricional durante o período pré-natal tem como objetivo identificar, o mais precocemente possível,