nutrição aplicada a enfermagem
O objetivo da avaliação nutricional em paciente hospitalizado é definir naquele momento o estado nutricional, podendo através de esta avaliação identificar distúrbios nutricionais como, desnutrição, obesidade e deficiências de micronutrientes, possibilitando uma intervenção adequada com vistas à recuperação ou manutenção do estado de saúde do paciente.
DESENVOLVIMENTO
Esse relatório foi desenvolvido a partir do seguinte histórico de um paciente internado.
R. O. B., homem, 71 anos, peso atual: 65 kg, altura: 1,75 m com diagnóstico de diabetes (DM) e hipertensão arterial (HAS) e está em tratamento medicamentoso para essas doenças. Chegou ao hospital com a pressão arterial de 18/11 mm/Hg e glicemia de 250 mg/dl. Foi ao hospital porque há dois meses estava tossindo muito, com falta de ar, febre, dor no peito e fraqueza. Foi diagnosticado com pneumonia e o paciente, devido às outras doenças (DM e HAS) descompensadas, permaneceu internado para tratamento medicamentoso da pneumonia e manutenção dos indicadores saudáveis de pressão arterial e glicemia. Ao avaliar o paciente, ele relata não se alimentar direito nos últimos dois meses por causa da falta de ar, e por isso perdeu 3 kg nesse tempo. Ao avaliar fisicamente o paciente, ele apresente uma conjuntiva pálida, ainda tem muita queda de cabelo nesse período, cansaço e deformações centrais na unha. Apesar de diabético, não apresenta escaras, pois consegue se movimentar adequadamente.
Durante a entrevista foram observadas através de métodos objetivos informações importantes como idade, peso, altura, medidas antropométricas. Portador de Diabetes e Hipertensão, suas queixas que era falta de ar, tosse, dispnéia, hiperterrmia, e fraqueza. Relata não estar se alimentando bem nos últimos dois meses, perdendo 3 kg devido à má alimentação.
Devido ao seu histórico, nós como profissional Enfermeiro devemos fazer a avaliação nutricional deste paciente utilizando o método subjetivo que é o exame físico, onde vamos