Nutria – ratão do banhado
Campus Regional de Montes Claros
Instituto de Ciências Agrárias
Nutria – Ratão do Banhado
Kamilla Nunes Froés
Sarah Almeida Guimarães
Daniele Macedo
Fernanda Gonçalves de Morais
Gabriela Leite Ferreira
Montes Claros- MG
2012
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS
Índice
Nutria- Ratão do banhado
A nutria, também conhecida como Ratão do Banhado, Caxingui e Ratão-d'água, é um grande roedor semi aquático. Pertencente ao Reino: Animalia, Filo: Chordata, Classe: Mammalia, Ordem: Rodentiano, Família: Capromyidae, Género: Myocastor , cuja espécie é Myocastor coypus.
Apresenta uma bela pelagem marrom-avermelhada, uma vez que esfregue a pata no canto da boca, onde se encontra uma glândula que libera uma substancia gordurosa, e em seguida fricciona esse óleo no pelo tornando-o bastante lustroso. Alem disso apresenta cauda longa e grossa, revestida por escamas e pelos ralos.
Vivendo em banhados, lagos e rios, não se afastando mais que 100 metros destes onde em suas margens cavam tuneis que utilizam para descansar ou abrigar seus filhotes. Nadam como castores, mas não mergulham bem.
Encontram-se normalmente na zona temperada da América do Sul como na Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai. Podem atingir cerca de um metro de comprimento da cabeça a ponta da calda, chegando a 9 kg e vive aproximadamente 15 anos. Possui patas ágeis providas de membrana interdigital facilitando a natação.
http://3.bp.blogspot.com/_Pq6Z57yxDj4/TTUDtyRjgsI/AAAAAAAAALA/OIcy2uaiJ5s/s1600/DSC05824.JPG
Alimenta-se de capim, raízes, plantas aquáticas e herbáceas, folhas, grãos, carne e peixe, algumas vezes comem mexilhões e também gastrópodes. É um animal de hábito noturno e solitário e cerca de trinta dias após o acasalamento nascem de cinco a seis filhotes com os olhos abertos e com o corpo coberto de pelos. Os filhotes se desenvolvem rapidamente, ficando sobre os cuidados do macho.