Resenha do livro comunicação e pesquisa: projetos para mestrado e doutorado.
SANTAELLA, Lucia. Comunicação e pesquisa: projetos para mestrado e doutorado. São Paulo: Hacker Editores, 2001. 216p.
Maria Lucia Santaella Braga nasceu em Catanduva, dia 13 de agosto de 1944. Ela é uma pesquisadora brasileira e professora titular da PUC-SP com doutoramento em Teoria Literária na PUC-SP, em 1973, e livre-docência em Ciências da Comunicação na ECA/USP, em 1993. É fundadora do "CS games", Grupo de Pesquisa em Games e Semiótica da PUC-SP, além de professora da Escola de Economia de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas EESP-FGV, nas áreas de Novas Tecnologias e Novas Gramáticas da Sonoridade, Relações entre o Verbal, Visual e Sonoro na Multimídia e Fundamentos Biocognitivos da Comunicação. (Wikipedia, 2013) Além disso, é autora do livro Comunicação e pesquisa: projetos para mestrado e doutorado, objeto dessa resenha crítica.
Nesse livro, Santaella buscou contextualizar a área da comunicação, com foco na história (da comunicação), o histórico de suas teorias e o mapeamento do seu cenário atual.
“Comunicar-se, portanto, não é novidade para o humano. Então, onde está a novidade? Ela só pode estar na multiplicação crescente e acelerada dos meios de que o ser humano dispões para criar, registrar, transmitir e armazenar linguagens e informações.” (BAYLON e MIGNOT, 1999:3)
Seguindo a afirmação dessa citação, a autora disserta sobre a inclusão dos meios de comunicação tradicionais em uma nova era e sobre a passagem que estamos vivenciando da revolução eletrônica para revolução digital. Onde todas as mídias estão sofrendo uma transformação e se tornando trasmissão digital, como se tudo estivesse virando digital. E o resultado disso é que milhões de pessoas passam a interagir comunicacionalmente, praticamente em tempo real, como se não existe a distância.
O fenômenos da comunicação passaram a fazer parte de toda a estrutura social e individual, ultrapassam os campos das outras disciplinas: economia, psicologia, biologia,