Nutri O Normal
Proteína
Sinônimo: Protídeos, substâncias.
Conceito: são as principais substâncias construtoras do nosso organismo, importantes na reparação de tecido, formação de células, hormônios e enzimas.
Classificação de acordo com a composição
Simples – quando contém somente aminoácidos. Ex: Albumina
Compostas ou conjugadas – Quando as proteínas se apresentam unidas a outras substâncias não protéicas. Ex: Glicoproteinas – proteína + glicídio
Fosfoproteinas - fósforo + proteína
Lipoproteínas - proteína + lipídio -> colesterol (HDL / LDL)
Derivadas – Fragmentos de proteínas, absorvido mais facilmente pelas crianças.
Ex: Polipeptídios, Peptídeos, Proteoses, Peptonas.
Classificação de acordo com o valor biológico
Proteínas completas (PAVB ou AVB) - proteína de alto valor biológico, com todos os aminoácidos essenciais.
Proteína incompleta (PBVB ou BVB) – proteína de baixo valor biológico, não contém todos os AAs (aminoácidos) essenciais para se completarem entre si.
Ex: Arroz + Feijão
Os aminoácidos essenciais
Fenilalonina
Leucina
Isoleucina
Lisina
Metiolina
Treolina
Triptofano
Valina
Semi- essenciais
Arginina
Histidina
Não essenciais
Não são necessários absorver, o nosso organismo elabora não precisando obter através dos alimentos. Ex: alanina, cistina, ácido aspártico.
Digestão, absorção e metabolismo das proteínas
As proteínas não sofrem digestão na boca, porém a mastigação e saliva formam uma massa semi-sólida que passa ao estômago tendo início a digestão química. A principal enzima que atua nas proteínas é a Pepsina, ativada pelo ácido clorídrico (HCL), sua ação decompõem as proteínas em Proteose e Peptonas.
Ainda no suco gástrico temos outra enzima a Quimosina ou Renina que atua sobre a caseína do leite coagulado para permanecer mais tempo no estômago e sofrer a digestão.
No intestino delgado as enzimas pancreáticas agem nas proteínas transformando em menos complexas até chegar a aminoácidos para serem