Nutri O Atps
Este trabalho mostra a necessidade de uma boa avaliação nutricional aos pacientes internados, para que este possa se recuperar mais facilmente de suas doenças, existem fichas prontas que foram desenvolvidas para facilitar a detecção de um paciente em risco nutricional, após o paciente restabelecer o seu estado de saúde se faz importante sua orientação de como manter sua alimentação após a alta médica.
DESENVOLVIMENTO
Ao internar um paciente é preciso classificar seu estado nutricional nas primeiras 72 hora, esta é uma tarefa executada pelo nutricionista e na sua ausência pode e deve ser executado pelo enfermeiro.
Existem tabelas de score que foram criadas para este fim, e é muito eficiente para detecção de paciente em risco nutricional, existem vários modelos de ficha pronta para este tipo de caso, e preciso escolher a que se encaixa melhor com cada paciente.
Após definir a classificação do paciente deve-se selecionar então o tipo de dieta a ser ofertado ao mesmo, lembrando sempre de que cada paciente é um e pode ter suas próprias necessidades.
Enquanto o paciente está no hospital a equipe de saúde cuida de todas suas necessidades, mas devemos lembrar que quando ele restabelecer seu estado de saúde e for para casa não terá a equipe mais com ele, por tanto devera aprender a se cuidar e inclui cuidar de sua dieta, então a orientação antes da alta médica pode ser considerado um fator fundamental nesse processo e auxilia na qualidade de vida do paciente a partir daquele momento.
CONCIDERAÇÔES FINAIS
Este trabalho mostra a importância do conhecimento por parte do enfermeiro no campo da nutrição, pois em dado momento é fundamental esse conhecimento para manutenção ou melhora no quadro clinico de um paciente assim como saber com efetividade orientar o paciente sobre os cuidados que deve ter em casa sobre sua dieta após a alta médica.