nuno teixeira
A educação é sem duvida o principal meio para o desenvolvimentopessoal quer seja formal ou informalmente.Nela aprende-se não só os conteúdos escolares mas, também asocializar, a saber fazer, a saber comportar-se contando com a ajuda decolegas e professores.
O propósito da escola será “formar” a pessoa e que, esta terá de se submeter a ela, ou seja, nela não só se transmitem conhecimentos,transmitem-se também modelos de comportamentos.Com a democratização do ensino e o acesso por parte de todos áescola, pensou-se que se iria construir uma sociedade mais livre e igual.Os efeitos não foram os esperados.
Com a mistura das populações, os antes “pobres” foram tendoacesso a níveis de ensino mais elevados os “ricos” foram em alguns casos descendo ao nível dos pobres.A verdade é que a escola não é igual para todos. Ela é controlada pelaclasse dominante.A classe dominante é quem gere toda a cultura da escola, baseando-se muitas vezes na cultura familiar e, a classe dominada é levada a seguiressa cultura.A escola torna legítimos os interesses das classes dominantes.
Reproduz os seus valores e transmite conhecimentos que “devem” seradquiridos por todos. Representados por professores e assimilados poralunos. Os alunos das classes menos privilegiadas têm que por de parte asua própria cultura e adoptar a da classe dominante, que é muitas vezes aconsiderada única e legitima.Para se identificar a escola tem que se relacionar com o meio em queestá inserida, pois é também esse meio que lhe transmite valores e umaidentidade.É a sociedade que institui a escola e não o contrário.É também o grau de escolaridade de cada indivíduo que lhe vaimostrar o seu papel na sociedade.Se prestarmos aos livros didácticos, seremos capazes de perceber ahomogeneidade das informações ali contidas (existem livros que trazem os mesmos textos); quase todos os livros trazem os mesmos conceitos, fábulas e figuras que ilustram sempre