NR18
Um funcionário que trabalhava na construção das arquibancadas móveis do Itaquerão caiu por volta das 10h30, segundo o Corpo de Bombeiros, e foi levado para um hospital Santa Marcelina, que fica na região do canteiro de obras. O estado de saúde de Fabio Hamilton da Cruz, de 23 anos, é considerado gravíssimo, segundo a assessoria de imprensa do hospital, e ele passou por um procedimento cirúrgico.
Fabio é funcionário da WDS Construções, empresa contratada pela Fast Engenharia para auxiliar na montagem das arquibancadas móveis atrás dos gols, e estava trabalhando na montagem dos pisos das arquibancadas provisórias do setor sul da Arena.
Ainda segundo a assessoria de imprensa do hospital, o boletim médico só será divulgado na segunda-feira e novos detalhes não serão dados para preservar a vítima. O Corpo de Bombeiros informou via Twitter que Fabio caiu de uma altura de 15 metros, porém, a Fast, por meio da sua assessoria de imprensa, diz que a queda foi de oito metros.
Mesmo com o acidente as obras continuam normalmente e as máquinas funcionam a pleno vapor. O único local em que os trabalhos pararam foi onde ocorreu a queda. O guindaste existente lá está parado e a área isolada com uma fita zebrada.
De acordo com operários ouvidos pelo UOL, a queda aconteceu quando vigas de metal eram suspensas. Havia um cabo de aço no alto para o empregado prender o mosquetão. As testemunhas disseram que no momento de fixar o equipamento o funcionário perdeu o equilíbrio e despencou.
Notícia retirada de: http://copadomundo.uol.com.br/noticias/redacao/2014/03/29/itaquerao-tem-novo-acidente-e-operario-cai-de-altura-de-8-m.htm Estudo do caso
Relacionando com a NR-18 que é a que se baseia este estudo de caso, podemos ver as seguintes falhas.
Como diz a NR-18:
- Na edificação de estrutura metálica , abaixo dos serviços de rebitagem, parasusagem ou soldagem, deve ser mantido piso