nr17
A ergonomia surgiu junto com o homem primitivo. Com a necessidade de se proteger e sobreviver, o homem primitivo, sem querer começou aplicar os princípios de ergonomia, ao fazer seus utensílios de barro para tirar água de cacimbas e cozinhar alimentos. Com o passar dos anos e com o advento da Revolução Industrial foram criadas legislações que visavam estabelecer parâmetros que permitissem a adaptação das condições de trabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores, de modo a proporcionar um máximo de conforto, segurança e desempenho eficiente. No Brasil foi publicada pelo Ministério do Trabalho e emprego ( TEM) Portaria MTPS n.º 3.751, de 23 de novembro de 1990 criando a Norma Regulamentadora NR-17 – Ergonomia. A criação dessa norma surgiu da necessidade de defender o direito de trabalhadores, pelo fato das inúmeras denúncias pelo INSS dessa falta de adaptação do trabalhador ao ambiente.
1. Objetivo
O objetivo geral deste trabalho é demonstrar a importância da aplicação da NR-17 Ergonomia no ambiente de trabalho.
2. Justificativa
Atribuir conhecimento e participação na prática da disciplina, através do conhecimento alcançado pela pesquisa. Visando compartilhar informações técnicas, da NR-17 e sua aplicação no dia-a-dia do trabalhador.
3. Metodologia
Pesquisa e estudo de caso por meio de informações baseadas em livros, sites de pesquisa sobre o assunto.
4. Estrutura do Trabalho
Começaremos com sua definição da ERGONOMIA, sua importância , focando também nos requisitos, e especificações técnicas da NR-17.
2 DESENVOLVIMENTO
2.1 O que é Ergonomia?
“Entende-se por ergonomia o estudo das interações das pessoas com a tecnologia a organização e o ambiente objetivando intervenções e projetos que visem melhorar de forma integrada e não dissociada a segurança,o conforto, o bem estar e a eficácia das atividades humanas.” A palavra