NR15 - ANEXO XII - Poeiras Minerais
SEGURANÇA DO TRABALHO
RELATÓRIO
PNEUMOCONIOSE
NR-15 ANEXO XII
IPATINGA
2014
DÉBORA MOREIRA
Relatório realizado para Escola Técnica Vale do Aço, com foco em conhecer os tipos de pneumoconiose, seus conceitos, porquês e ocorrências, orientado pelo professor Edvaldo.
IPATINGA
2014
RESUMO
Buscando aprofundar os estudos e interesse da turma, a pesquisa objetivou o conhecimento das doenças causadas pela poeira, pneumoconiose, que pode ocorrer por aerodispersoides de materiais químicos. A aplicação do material pesquisado foca no conhecimento das consequências da exposição a aerodispersoides, origem da descoberta da doença e os danos causados pela mesma. Pesquisado 6 doenças pneumoconioses aqui é listado as suas ocorrências, exposições e origens.
Palavras Chaves: Pneumoconiose, aerodispersoides, poeira.
SUMÁRIO
Conteúdo
1. OBJETIVOS
1.1 Gerais:
Informar as doenças pneumoconioticas.
1.2 Específicos:
Descrever a ocorrência das mesmas;
Informa os danos causados;
Descrever a origem das doenças.
2. METODOLOGIA
2.1 Pneumoconiose
Pneumoconiose é uma doença pulmonar ocupacional e uma doença pulmonar restritiva causada pela inalação de poeiras.
As pneumopatias relacionadas etiológicamente à inalação de poeiras em ambientes de trabalho são genericamente designadas como pneumoconioses (do grego, conion = poeira). São excluídas dessa denominação as alterações neoplásicas, as reações de vias aéreas, como asma e a bronquite, e o enfisema. Apesar de esse conceito englobar a maior parte das alterações pulmonares envolvendo o parênquima, alguns autores apontam para o fato de que o termo pneumoconiose pode não ser adequado quando aplicado a determinadas pneumopatias mediadas por processos de hipersensibilidade atingindo o parênquima