Relaçoes de poder na copa do mundo de 2014
Este trabalho é fruto da pesquisa de SI realizado sobre Relações de Poder. Decidiu-se investigar os benefícios e os malefícios da copa no Brasil e as relações de poder implícita em todo o processo da copa do mundo de 2014. No dia 25 de março de 2014 o grupo formado pelos alunos da 306, Renée Angel de Leão(Coordenador do grupo), Carlos Eduardo Andrighetti,(vice coordenador), e os demais componentes, Rafael Antunes Carvalho, Ohanna Sobroza e Aline Bittencourt debateram sobre qual assunto iríamos elaborar a pesquisa, decidiu-se o tema relações de poder na copa do mundo no brasil.
Nas aulas seguintes foi debatido o assunto,decidiu-se por pontos positivos da copa, com finalidade de mostrar também o lado bom do evento esportivo, pois o que as pessoas estavam relevando era os gastos, os problemas, etc. Após algum tempo de pesquisa, observou-se que existem muitos pontos positivos da Copa do Mundo no Brasil, ao contrario que muito se pensa, o Brasil ganha muito, pois os holofotes estão voltados para o pais. O projeto foi feito para que as pessoas pudessem pensar, analisar os dois lados, não apenas criticando, mas percebendo os pontos benéficos que nosso país possui.
Depois de muita pesquisa, foi elaborado uma pergunta juntamente com a professora Marcélia, e repassado a pessoas de 16 a 18 anos da cidade de Caxias do Sul, que responderam e através do mesmo feito um gráfico do percentual de resposta, assim tendo uma idéia do pensamento dos cidadãos caxienses. Percebe-se que o pensamento da população mudou, ou seja, antes da copa existia um pensamento e durante o evento o pensamento acabou mudando. Isso acabou sendo percebido por muitos durante o evento e nos faz refletir.