nr13
É uma norma regulamentadora de caldeiras e vasos de pressão, feita para se estabelecer um padrão de instalações, projetos e principalmente segurança.
Caldeiras
Caldeiras são equipamentos designados a acumular vapor sob pressão superior à atmosférica, utilizando qualquer fonte de energia como seu combustível. Para a NR-13 só serão consideradas caldeiras equipamentos que geram e acumulam vapor de água ou outro fluido, e não serão considerados caldeiras os trocadores de calor do tipo Reboiler, Kettle, Refervedores, TLE, etc.(pois o projeto deles é governado por critérios referentes a vasos de pressão), equipamentos com serpentina como: fornos, geradores de circulação forçada e outros, serpentinas de fornos ou de vasos de pressão e caldeiras que utilizam fluido térmico, e não vaporizam.
Uma coisa importante que influência no trabalho de uma caldeira é a PMTP (Pressão Máxima de Trabalho Permitida), ou PMTA (Pressão Máxima de Trabalho Admissível), é o maior valor de pressão compatível com o projeto feito. A PMTA é calculada utilizando fórmulas e tabelas disponíveis no código do projeto da caldeira, que levam em conta as dimensões e geometria de cada parte especifica da caldeira, a resistência dos materiais e outros fatores específicos para cada situação. Esse valor ao longo da vida da caldeira pode ser alterado devido as redução da resistência mecânica dos materiais, redução de espessuras dos diferentes componentes, etc.
Em uma caldeira é considerado um risco grave a falta dos seguintes itens:
1. Válvula de segurança com pressão de abertura ajustada com o valor igual ou superior à PMTA.
2. Instrumento que indique a pressão de vapor acumulado.
3. Injetor ou outro meio de alimentação de água, independentemente do sistema, em caldeiras a combustível sólido.
4. Sistema de drenagem rápida de água, em caldeiras de recuperação de álcalis.
5. Sistema de indicação para controle do nível de água ou outro sistema que evite o superaquecimento por