APLICAÇÕES DOS HIDROCARBONETOS; COMBUSTÃO E O MEIO AMBIENTE
“APLICAÇÕES DOS HIDROCARBONETOS; COMBUSTÃO E O MEIO AMBIENTE”
ETEC GETÚLIO VARGAS
SÃO PAULO
AGOSTO/2011
TRABALHO DE QUÍMICA
“APLICAÇÕES DOS HIDROCARBONETOS; COMBUSTÃO E O MEIO AMBIENTE”
ETEC GETÚLIO VARGAS
SÃO PAULO
AGOSTO/2011
INTRODUÇÃO
O objetivo deste trabalho é desenvolver, ao longo do seu conteúdo, um estudo sobre as aplicações dos Hidrocarbonetos, para um melhor conhecimento da matéria já sendo estudada, a Química Inorgânica, e também, um desenvolvimento sobre a combustão, o modo que ocorre, e como afeta o meio ambiente em que vivemos.
OS HIDROCARBONETOS
1. O que são?
Os hidrocarbonetos são substâncias moleculares binárias, pois são apenas formadas por carbono e hidrogênio. Os hidrocarbonetos naturais são compostos químicos constituídos apenas por átomos de carbono (C) e de hidrogênio (H), aos quais se podem juntar átomos de oxigênio (O), nitrogênio (N) e enxofre (S) dando origem a diferentes compostos de outros grupos funcionais. São conhecidos alguns milhares de hidrocarbonetos.
2. Características
As diferentes características físicas são uma consequência das diferentes composições moleculares. Contudo, todos os hidrocarbonetos apresentam uma propriedade comum: oxidam-se facilmente, e liberam calor.
Os hidrocarbonetos naturais formam-se a grandes pressões no interior da terra (abaixo de 150 km de profundidade) e são trazidos para zonas de menor pressão através de processos geológicos, onde podem formar acumulações comerciais. As moléculas de hidrocarbonetos, as mais complexas ao menos, possuem alta estabilidade térmica.
3. Divisão
Os hidrocarbonetos tem um série de cadeias sendo divididos em:
- Hidrocarbonetos alifáticos: neles, a cadeia carbônica é acíclica (ou seja, aberta), sendo subdivido em: Alcanos: São hidrocarbonetos alifáticos saturados, isto