RELATORIO
Carine dos Santos Miranda; Lívia Santos Gomides; Marco Túlio Romanelli;Luciana Pereira Firmo; Thamara Shintya Dias Souza Cardoso
Christianne Garcia Rodrigues – Mestre em Engenharia Metalúrgica e de Materiais – cg.rodrigues@hotmail.com
Engenharia Química
Centro Universitário de Belo Horizonte, Belo Horizonte, MG
carine.miranda11@hotmail.com
Resumo:
Palavras-chave:
Abstract:
Keywords:
________________________________________________________________________
1 Introdução
A indústria de produtos minerais é uma das principais responsáveis pela obtenção de mão-de-obra e pelo desenvolvimento tecnológico no mundo. Produtos oriundos de fontes minerais têm uma vasta aplicação em diversas áreas como, construção civil, agricultura, indústria química, etc, sendo, portanto, essenciais para o desenvolvimento de vários produtos e da economia dos países produtores (SOARES, 2007).
Dentre os diversos produtos oriundos de fontes minerais, a cal se destaca pela grande expressão no mercado, tanto em termos de volume de consumo, quanto em termos de volume de aplicabilidade. O processo de fabricação da cal consiste em uma calcinação dos minérios que contenham em sua composição carbonato de cálcio e/ou magnésio.
Sendo que o principal componente obtido desse processo é o óxido de cálcio (CaO), conhecido popularmente como cal. A cal ainda pode passar por diversos processos, sendo que o mais comum é a sua hidratação, obtendo como produto a cal hidratada, ou seja, o hidróxido de cálcio (Ca(OH)2) (SOARES, 2007).
A calcinação é, sem dúvida, a parte mais importante do processo de fabricação da cal. Podem-se utilizar diversos tipos de fornos, como fornos verticais e rotatórios horizontais. Para obter uma calcinação o mais perfeita possível é necessário ter bons conhecimentos de operação do forno e fazer