Arquétipos
Resumo 2
1. Introdução 2
2. Arquétipos Emocionais 3
3. Instinto 4
3.1 Instintos Não Integrados à Realidade 4
3.2 Instintos que Fazem Parte da Realidade 5
4. Razão 7
4.1 Cenas do Cotidiano 7
4.2 Formalização 7
4.3 Racionalização 8
4.4 Grande Meta 8
5. Ego 9
5.1 Auto Estima 9
5.2 O Espírito Rebelde 9
5.3 O Íntimo 10
5.4 I Am a Star 10
5.5 Equilíbrio Estético 10
5.6 Exaltação dos Sentidos 10
5.7 Jogo do Poder 11
6. Espírito 11
6.1 Arquétipos de Transformação 11
6.2 Arquétipos de Integração com o Espírito 12
Conclusão 14
Bibliografia 14
ARQUÉTIPOS EMOCIONAIS
Resumo
Estaremos abordando neste trabalho a relação emocional que as pessoas tem a um determinado produto e serviço, usando os Arquétipos Emocionais. Os quais devem ser analisados com cuidado pelos profissionais de marketing, pois constitui uma ferramenta indispensável para ser usada em campanhas publicitárias, onde o público-alvo deva ser atingido, identificando-se com a marca.
1. Introdução
Para estudarmos os arquétipos emocionais e sua influência sobre as pessoas, o primeiro passo é deixarmos de lado toda a nossa razão, iremos fazer uma viagem sobre emoções, crenças e culturas, e para que esta viagem tenha êxito, devemos deixar todos os pré-conceitos adquiridos durante nossa vida.
Para auxiliar a identificação, descreveremos os arquétipos emocionais (que são padrões ou modelos emocionais), que são utilizados inconscientemente pelas pessoas para expressar seus sentimentos em relação aos produtos/serviços que mais gostam e de identificam.
Todo este trabalho pode ser feito através do uso exclusivo de imagens, porque as pessoas têm dificuldade de verbalizar suas emoções e posicioná-las de forma clara e consciente diante do produto/serviço a ser anunciado.
Para podermos entender um pouco sobre como nascem as imagens e como elas nos influenciam, temos de recordar que cerca de 75% da quantidade de informação que ingressa a cada instante dentro de nosso