NR13
Muitas vezes ao julgar necessário ligar uma carga maior como uma lâmpada, um motor ou ainda alguma espécie de carga que exija uma tensão e corrente maior do que o circuito de controle, podemos observar claramente que um circuito de baixa potência não seria capaz de fornecer o que realmente precisamos, por isso, dependendo da aplicação podemos empregar o uso de um rele em uma das hipóteses disponíveis para tanto, afim de “chavear” esta carga com a alimentação correta que além do mais nos permite ainda isolar estágios, apesar de que já existam padrões pré-estipulados (1K/10K/47K/4K7 etcs) que normalmente são usados em um projeto sem que haja algum tipo cálculo, vamos ver aqui como calcular um resistor para acionar um transistor (driver) e então através dele acionar um rele o qual alimentará uma carga muito maior.
Primeiramente precisamos definir o que iremos ligar, feito isto definimos qual será a corrente de coletor (Ic), ou seja, a corrente da carga:
=>Em nosso exemplo temos um rele 12Vdc. Em média o consumo de corrente de um componente deste fica em torno de 20mA.
12V/(±600Ω)=20mA
Com este dado podemos calcular a corrente de base (Ib), que é a corrente que o transistor precisa para saturar (conduzir) e então acionar a carga desejada (o rele). A fórmula é:
Ib=Ic/hfe
Este novo dado apresentado (hfe) é um dado de datasheet (são informações do fabricante do componente), porém, o mesmo pode ser adquirido efetuando uma medida que está disponível em alguns modelos de multímetros digitais, nada mais é do que o ganho (Forward Current Gain). Ok...
Sabendo-se o consumo da carga, procuramos por um transistor que suporte a corrente exigida, com isso encontramos o código do respectivo componente, em nosso caso um BC548 é mais do que suficiente. Observando os dados do fabricante podemos concluir que:
O transistor suporta uma tensão de no máximo 30V, e uma corrente de coletor de no máximo 500mA. É