PROJETO DE PESQUISA BIBLIOGRÁFICA
WÂNIA MENDES DE SOUZA
PROJETO DE PESQUISA BIBLIOGRÁFICA
UFT / Porto Nacional
JUNHO / 2011
LEDA MIRANDA DOS SANTOS SILVA
WÂNIA MENDES DE SOUZA
PROJETO DE PESQUISA BIBLIOGRÁFICA
Projeto de Pesquisa apresentado à disciplina Enunciação e Discurso, como requisito parcial para aprovação, sob orientação da Profa. Dra.Juscéia Veiga Garbelini.
UFT/ Porto Nacional
JUNHO / 2011
I. QUESTÃO PROBLEMATIZADORA
Como as posições assimétricas se materializam discursivamente entre (N) e (J)?
II. JUSTIFICATIVA
O homem ocidental moderno, segundo afirma Orlandi (1987) é preponderantemente cristão. Cristo e o cristianismo seguem como as principais referências da civilização ocidental. Os valores e o discurso cristão estão presentes até mesmo em críticas aos poderes instituídos e nas formas de resistência.
Orlandi afirma ainda que a religião é onipresente em nossa cultura, inclusive em nossa ação pedagógica, marcada por “enfático caráter doutrinário, salvacionista, ’pastoral’” (1987, p.9).
Deste modo, é possível, a partir do momento em que se percebe o caráter religioso atuando nos mais diversos processos de significação, pode-se notar os vários discursos da cultura ocidental sendo atravessados pelo discurso religioso. Isso ocorre nos discursos pedagógicos, jurídico, acadêmico, das minorias, das “alternativas” etc.
A partir da concepção de que os diferentes discursos são permeados pelo discurso religioso, o qual está indiscutivelmente presente em nossa cultura, pode-sedizer que o estudo das falas, da abrangência do cristianismo e também do discurso religioso, é de grande importância para a compreensão da constituição do homem moderno.
III. OBJETIVO
Mostrar diferentes níveis de assimetria por meio das pistas deixadas pelos sujeitos em suas trocas discursivas.
IV.