Nr10
Unidade 3 | Texto complementar II: Dispositivos de proteção
DISPOSITIVOS DE PROTEÇÃO
Neste capítulo serão estudados os dispositivos de proteção usados em instalações prediais. Para a complementação do estudo desse assunto, é importante que você consulte catálogos técnicos fornecidos por fabricantes desses dispositivos, nos quais é possível obter informações técnicas que permitem dimensionar e especificar os dispositivos de acordo com os parâmetros do circuito.
Dispositivos de proteção
Os dispositivos de proteção dos circuitos elétricos podem ser divididos em quatro tipos: • interruptores de corrente de fuga; • fusíveis; • disjuntores; • relês térmicos.
Dispositivo Diferencial Residual (DR)
Desde dezembro de 1997, é obrigatório, em todas as instalações elétricas de baixa tensão no Brasil, o uso do chamado dispositivo DR nos circuitos elétricos que atendam aos seguintes locais: banheiros, cozinhas, copas-cozinhas, lavanderias, áreas de serviço e áreas externas. O dispositivo DR é um interruptor de corrente de fuga automático que desliga o circuito elétrico caso haja uma fuga de corrente que coloque em risco a vida de pessoas e animais domésticos e a instalação elétrica.
SENAI/SP | Unidade 3 - Dimensionamento de instalações elétricas prediais (2)
Página 1 de 16
Curso de Eletricidade Predial
Unidade 3 | Texto complementar II: Dispositivos de proteção
Isso garante a segurança contra choques elétricos e incêndios. Apesar de se ter a sensação de choque em caso de contato da fase com o corpo humano, não há risco de vida, caso o circuito seja protegido por esse dispositivo. (Figuras 1 e 2)
Proteção contra choques elétricos
Proteção contra riscos de incêndios
FIGURA 1
FIGURA 2
As ilustrações a seguir representam interruptores de corrente de fuga: (Figuras 3, 4 e 5)
FIGURA 3
FIGURA 4
FIGURA 5
O interruptor de corrente de fuga possui um transformador de corrente, um disparador e um mecanismo