NR E IR
Realizam-se incisões no caule dessa árvore e o líquido branco escorre, sendo coletado em tigelas e devendo ser recolhido com frequência a fim de evitar contaminação e putrefação. O polímero da borracha natural é um polímero de adição, conhecido como poli-isopreno, pois é formado pela adição de 1,4 de monômeros de isopreno (metilbut-1,3-dieno): Imagem 1 - Estrutura Química do Monômero Isopreno
Imagem 2 – Reação de Polimerização do Poli-Isopreno
Essa reação está aqui de um modo simplificado, pois nas árvores elas são bem mais complexas e necessitam de enzimas atuando como catalisadores. O valor de n na fórmula do poli-isopreno acima é na ordem de 5000 e a borracha natural é formada por cerca de 35% desse polímero.
Propriedades da Borracha Natural
Aplicações da Borracha Natural
1) Pneus em geral
Os pneus radiais são fabricados com Borracha Natural, pois somente ela proporciona a necessária resistência nos flancos e a melhor qualidade de adesão para as cintas de aço. Nos Estados Unidos, país que importa mais de 1 milhão de toneladas por ano de Borracha Natural, as vendas de pneus radiais atingem 95% do total do mercado pneumático.
Os pneus radiais são mais seguros, mais resistentes, mais duradouros e de melhor performance (economia de combustível) que os pneus convencionais, feitos a base de borracha sintética.
2) Sexo e Saúde
Com o surgimento da AIDS, tornou-se vital a utilização de preservativos, feitos 100% a base de Borracha Natural.
O consumo de Borracha Natural na indústria médica dobrou nos