NR 31
A palavra ergonomia é de origem Grega , seu significado é Ergon (trabalho) e nomos (regras). Nos Estados Unidos , é também usado o sinônimo, human factors que significa (fatores humanos).
Associação Internacional de Ergonomia(IEA), 1961
Essa associação é formada por 40 países diferentes, com um numero de 19 mil sócios.
Segundo Itiro lida
“Ergonomia nada mais é do que o estudo da adaptação do trabalho ao homem.”
Em 1989, no Congresso Internacional de Ergonomia , foi definido o conceito de que a Ergonomia é o estudo da relação do homem e seu trabalho, e o seu objetivo é dar segurança, satisfação e bem-estar aos trabalhadores , através dela é analisado, o ambiente de trabalho e os equipamentos usados para o comprimento de suas tarefas, tudo para que uma pessoa possa desempenhar de melhor forma possível o seu serviço e com muita segurança.
Nascimento e Evolução da Ergonomia
A Ergonomia veio quando o homem começou a utilizar objetos , que facilitavam sua vida nos trabalho, por exemplo na produção de produtos artesanais, havia uma grande preocupação de adaptar os objetos artificiais e o meio ambiente natural ao homem.
Século 18 – Revolução Industrial
Nessa época as condições de trabalho eram muito precárias, pois as fábricas não davam as condições necessárias, para seus funcionários desempenharem o seu papel da melhor forma possível, as fábricas eram sujas, barulhentas, perigosas e escuras. Além da jornada de trabalho chegar até 16 horas diárias, era um regime de trabalho de semi- escravidão sem direito nem a férias.
Caráter Interdisciplinar da Ergonomia
- Médicos do Trabalho
- Analistas do Trabalho
- Psicólogos
- Engenheiros e Arquitetos
- Enfermeiros
- Engenheiros de Segurança e Manutenção
- Programadores de Produção
- Administradores
- Compradores
A abordagem Interdisciplinar da Ergonomia dentro de uma grande empresa, depende na sua maioria, da “vontade da alta administração”.
Aplicações da Ergonomia nas Industrias
È de