Nr 12- segurança no trabalho com máq e equipamentos
Caros amigos envolvidos no estudo, implantação e manutenção da nova NR 12, acreditamos que os profissionais de segurança, em minha opinião devem gerenciar esta NR de forma muito mais abrangente do que simplesmente evitar a ocorrência de acidentes, ela pode e deve ser tratada como uma sistemática que visa garantir também a eficiência e eficácia da máquina, equipamento, Gestores e Operadores, pois todos contribuem sensivelmente para assegurar seu funcionamento perfeito para que o cliente interno ou externo seja atendido plenamente, tudo isto é feito para garantir que o produto seja entregue conforme determinado.
Porque pensar em gerenciar as máquinas e equipamentos como um sistema de gestão?
A complexidade das exigências vai além da esfera dos profissionais de segurança do trabalho e higiene ocupacional, envolve também especialistas de vários segmentos das áreas de engenharia, tecnologias específicas, ergonomistas e outros.
Requer um detalhado planejamento para que as ações corretivas e preventivas sejam mensuradas em prazos exeqüíveis e de acordo com legislação atual, uma forma de garantir que os recursos financeiros sejam devidamente aprovisionados, juntamente com capacitação dos Gestores e Operadores.
Importante também acrescentar no planejamento as auditorias em fornecedores das máquinas ou equipamentos a fim de constatar se os dispositivos de segurança instalados são originários de empresas certificadas e que os documentos pertinentes possam ser rastreados.
O PDCA ("Plan", "Do", "Check", "Act") pode ser aplicado em todos os processos. Resumidamente, o PDCA sugestivo para máquinas e equipamentos pode ser descrito da seguinte forma:
- Análise crítica inicial: É a fase do diagnóstico preliminar a fim de identificar:
- A localização, arranjo físico e sinalização são adequados as normas vigentes?
- As rotas de fuga e sistemas de prevenção, detecção e combate a incêndios estão de acordo com as normas vigente?
- As