NP1 PSICOLOGIA JURIDICA
Questão 1) A interação entre as disciplinas (Direito e Psicologia) contribui para a humanização do judiciário, por meio da compreensão do comportamento humano em contexto afetivo e social, fazendo com que os operadores do direito busquem o ideal de justiça na premissa doa igualdade, fraternidade e liberdade.
Questão 2) Mecanismos de defesa do Ego são ação subconscientes ou inconscientes, o qual o indivíduo tende bloquear psicologicamente manifestações que podem atingir a integridade do ego. Exemplos desses mecanismos são:
Regressão: O retorno do indivíduo a uma fase de desenvolvimento mental, quando se encontra é uma situação de frustração
Racionalismo: A busca de uma explicação racional para o nossos comportamentos emocionais e motivacionais, para justificar, assim, o nosso ego.
Negação: A própria negação dos acontecimentos e sentimentos a base de mentira, sendo assim um dos mecanismos menos eficazes.
Isolamento: É torna-se isolado do fato, como se ele tivesse ocorrido com uma outra pessoa.
Expiação: é o processo psíquico em que o indivíduo quer pagar pelo seu erro imediatamente.
Fantasia: É a criação de uma situação na própria mente do indivíduo, a qual não pode ser realizada ou alcançada na vida real.
Idealização: consiste em atribuir a outro indivíduo qualidades de perfeição, vendo o outro de modo ideal.
Conversão: É a transposição de um conflito psíquico para uma expressão somática no corpo.
Identificação: O indivíduo pode diminuir ou evitar a angústia identificando-se com outras pessoas ou grupos, de forma a se proteger.
Repressão: A omissão forçada e deliberada de recordações ou sentimentos.
Questão 3) Freud dividiu a vida humana em cinco fases – posteriormente escritas- a qual definiu cada uma pelo seu desenvolvimento biológico e pela zona erógena-fonte da unidade de libido- seguindo, assim, uma sequencia linear. Tais fases são:
Fase Oral: Primeira fase, indo desde o nascimento até os 18 meses, a sua zona