Psicologia juridica
- PSICOLOGIA JURIDICA
_______________________________________
Conteúdo 1 CARTA DE APRESENTAÇÃO
Caro aluno. Cara aluna.
Bem vindo e bem vinda à disciplina Psicologia Jurídica on line.
A disciplina tem como principal assunto a subjetividade (campo da psicologia) e a normatividade (campo do direito). Estudando Psicologia Jurídica, você, futuro profissional do direito, ou seja, advogado, promotor ou juiz, será capacitado para desempenhar a função de interlocutor nos conflitos oriundos das relações humanas na Justiça (Justiça Penal e Cível e da Infância e Juventude), no sistema prisional (prisões, hospital de custódia, acompanhamento aos egressos), e nos serviços e programas de atendimento à criança, ao adolescente e à família (conselhos de direitos da criança e do adolescente, conselhos tutelares, abrigos temporários, famílias de apoio). Nosso objetivo é que você goste da disciplina e que você aprenda bastante.
Será você quem administrará seu próprio tempo. Nossa sugestão é que você dedique ao menos duas horas por semana para esta disciplina, estudando os textos sugeridos e realizando os exercícios de auto-avaliação. Uma boa forma de fazer isso é planejar o que estudar, semana a semana.
Para facilitar seu trabalho, apresentamos na tabela abaixo, os assuntos que deverão ser estudados e, para cada assunto, a leitura fundamental exigida e a leitura complementar sugerida. No mínimo você deverá buscar entender bem o conteúdo da leitura fundamental. Essa compreensão será maior, se você acompanhar, também, a leitura complementar. Você mesmo perceberá isso, ao longo dos estudos.
a – Conteúdo (assuntos) e leituras sugeridas
Módulos Leitura fundamental Leitura complementar
O sujeito de direito e o aparato psíquico: lei, comportamento, história e inconsciente
BOCK, A.M.B., e.a. Psicologias: uma introdução ao estudo de psicologia. São Paulo: Saraiva, 2008. Cap. 4, Cap. 5