Noções de Saneamento
NOÇÕES BÁSICAS DE SANEAMENTO
I - INTRODUÇÃO
Saneamento básico compreende os serviços de abastecimento de água, de coleta e destino dos esgotos sanitários e industriais, de drenagem urbana, de coleta e destino final do lixo.
Juntamente com os demais serviços públicos, formam a infra-estrutura essencial do habitat humano e à vida comunitária nos núcleos urbanos e zonas rurais. Constituem a infra-estrutura indispensável à saúde pública e a qualquer plano ou programa de desenvolvimento econômico, urbano ou industrial.
A disponibilidade dos serviços de saneamento básico com altos níveis de cobertura e com os necessários padrões de qualidade e de confiabilidade, contribuem diretamente para a melhoria das condições de saúde e de qualidade de vida da população.
Não obstante esta evidência, os serviços de saneamento básico tem sido os menos contemplados entre todos os serviços públicos nas prioridades, nos programas e nas alocações de recursos governamentais.
Decorrem daí, os baixos índices de cobertura, as deficiências e até mesmo a inexistência desses serviços em tantas regiões e comunidades carentes - com os mais graves riscos e conseqüências para a saúde e a qualidade de vida das populações não atendidas ou atendidas de forma precária.
Situação atual do Saneamento Básico no Brasil
( Pesquisas realizadas no inicio dos anos 90 - ABES/IBGE)
II -SANEAMENTO E MEIO AMBIENTE
A - CONCEITOS:
Saneamento : Controla todos fatores do meio físico que exercem ou podem exercer efeito nocivo à saúde.
Saúde : É um estado de completo bem estar físico, mental e social e não apenas ausência de doenças ou enfermidade (OMS)
Saúde Pública : É a ciência ou a arte de promover, proteger e recuperar a saúde através de medidas de alcance coletivo e de motivação da população.
Higiene : Ciência e arte de conservar e melhorar a saúde e de prevenir as doenças.
Meio Ambiente : Todas condições e influências externas que afetam a vida e o desenvolvimento