Noções de Cartografia
O que é cartografia?
Arte?
Técnica?
Ciência?
Segundo Castrogiovanni (2009), “Cartografia é o conjunto de estudos e operações lógico-matemáticas, técnicas e artísticas que, a partir de observações diretas e da investigação de documentos e dados, intervém na construção de mapas, cartas, plantas e outras formas de representação, bem como no seu emprego pelo homem.”
Assim, a cartografia é uma ciência, uma arte e uma técnica.
Mas, para quê serve a cartografia?
A figura cartográfica é uma representação que, no uso cotidiano, serve para localizarmos cursos d’água, áreas verdes, cidades, bairros e ruas, estradas etc.
Em viagens de turismo, por exemplo, um mapa, ou uma carta-guia, pode auxiliar na identificação de pontos turísticos, restaurantes, hotéis e pousadas, por exemplo.
Em áreas florestais, por meio de tecnologias cartográficas, como o GPS (Global Position System), pode-se situar uma área de desmatamento, por exemplo.
Produtos Cartográficos
Segundo o IBGE (1993), o sistema cartográfico brasileiro adota cinco produtos cartográficos, definidos a seguir:
MAPA - representação gráfica, geralmente em uma superfície plana e em determinada escala das características naturais e artificiais terrestres ou subterrâneas, ou ainda de outro planeta (IBGE, 1993).
CARTA - representação plana, geralmente em média ou grande escala, de uma superfície da Terra, subdividida em folhas, de forma sistemática, obedecido um plano nacional ou internacional (IBGE, 1993).
CARTOGRAMA - mapa temático sem escala definida, em que as intensidades de um fenômeno quantitativo são representadas mediante a intensidade do traço ou da cor (IBGE, 1993).
PLANTA - representação cartográfica, geralmente em escala grande, destinada a fornecer informações muito detalhadas. Ex.: cadastro urbano (IBGE, 1993).
CROQUI - é um esboço preliminar ou experimental. Contém informações sobre uma pequena área e supre a falta de uma representação cartográfica detalhada