enfermagem
Introdução
Segundo Sousa MF, Hamann E M. (2009, apud CONASEMS, 2012) No Brasil, o termo atenção básica significa o primeiro nível de atenção à saúde e sustenta-se no princípio da integralidade, compreendido como a articulação de ações de promoção da saúde e prevenção, tratamento e reabilitação de doenças e agravos. É, portanto, uma formulação típica do SUS, que deixa claro os seus princípios e suas diretrizes organizativas e é incorporado pela estratégia da saúde da família, a qual, a partir de sua criação, materializa uma forma de pensar e agir na construção de um novo modelo de atenção à saúde dos indivíduos, famílias e comunidades.
Atenção Básica considera o sujeito em sua singularidade, na complexidade, na integralidade e na inserção sócio-cultural e busca a promoção de sua saúde, a prevenção e tratamento de doenças e a redução de danos ou de sofrimentos que possam comprometer suas possibilidades de viver de modo saudável. (CONASEMS, 2012).
Dentre as atribuições da atenção básica a saúde está a realização de visitas domiciliares às famílias e indivíduos que estão sob sua responsabilidade, realizadas regularmente e de acordo com a necessidade.
A visita domiciliar tem o objetivo de trabalhar a proteção da saúde por meio de uma abordagem interrelacional e educativa, desenvolvendo as potencialidades individuais e coletivas no enfrentamento da doença. Nessa estratégia, o cliente tem a oportunidade de ampliar a compreensão de seu problema e refletir a respeito da intervenção sobre a realidade em que vive, privilegiando a promoção da sua autonomia. Mandú ENT, Gaíva MAM, Silva MA, Silva AMN. (2008. Apud TORRES, Heloisa Carvalho; ROQUE, Carolina; NUNES, Cristiane. 2012)
Estas visitas são um meio muito importante para interagir com pacientes, principalmente os que apresentam doenças crônicas, mais comunmente são hipertensão e diabetes. Estes pacientes que