Noções de cartografia
Segundo a Associação Cartográfica Internacional: "A Cartografia apresenta-se como o conjunto de estudos e operações científicas, técnicas e artísticas que, tendo por base os resultados de observações diretas ou da análise de documentação, se voltam para a elaboração de mapas, cartas e outras formas de expressão ou representação de objetos, elementos, fenômenos e ambientes físicos e sócioeconômicos, bem como a sua utilização."
ROSA-DOS-VENTOS
Estabelece referências de localização e orientação no espaço. É formada por pontos cardeais, colaterais e subcolaterais.
SISTEMA DE COORDENADAS GEOGRÁFICAS
É um sistema utilizado para medir posição sobre a superfície da Terra. Nesse sistema as coordenadas são a latitude e a longitude.
Latitude: é distância medida em graus de qualquer ponto na superfície terrestre até a Linha do Equador, podendo variar de 0° até 90° para Norte ou para Sul.
Longitude: é a distância medida em graus de qualquer ponto na superfície terrestre até o Meridiano de Greenwich, podendo variar de 0° até 180° para Leste ou Oeste.
FUSOS HORÁRIOS
Dividindo-se os 360° da esfera terrestre pelas 24 horas de duração do movimento de rotação da Terra, resultam 15 graus. Portanto, a cada 15° que a Terra gira, passa-se uma hora. As regiões situadas num mesmo fuso adotam o mesmo horário.
Situação: a diferença de horário entre o ponto C e o ponto F na figura acima é de 5h, ou seja, se for 12:00 no ponto C, será 7:00 no ponto F.
IPC: Os fusos do planeta aumentam para leste e diminuem para oeste, de qualquer referencial adotado
ELEMENTOS DOS MAPAS
Título: informa do que trata o mapa.
Escala: informa quantas vezes o território representado foi reduzido.
Coordenadas geográficas: utilizados para localizar os lugares com exatidão.
Rosa-dos-ventos: estabelece referências para orientação no mapa.
Legenda: explica os símbolos (linhas, cores, texturas etc.) utilizados nos mapas.
Fonte: indica de onde os dados