Noções básicas sobre central de material esterilizado
SÂNIA MAYRA LOPES BRAZ
NOÇÕES BÁSICAS DE CENTRAL DE MATERIAL ESTERILIZADO
CONSELHEIRO PENA
2013
SÂNIA MAYRA LOPES BRAZ
NOÇÕES BÁSICAS DE CENTRAL DE MATERIAL ESTERILIZADO
Trabalho do primeiro módulo do curso Técnico de Enfermagem, sob a orientação do professor José Jorge Antunes de Sá, para a avaliação da disciplina de Fundamentos de Enfermagem I.
CONSELHEIRO PENA
2013
Introdução A esterilização pode ser definida como o processo que mata ou remove todos os tipos de microorganismos inclusive os esporos bacterianos que são células de repouso resistentes. A Central de Material e Esterilização (CME) é a área responsável pela limpeza e processamento de artigos e instrumentais médico-hospitalares. É na CME que se realiza o controle, o preparo, a esterilização e a distribuição dos materiais hospitalares. Atualmente a esterilização dos materiais é processada no mesmo local, ou seja, os materiais são preparados, esterilizados, distribuídos e controlados quantativa e qualitativamente na CME. A CME centralizada apresenta inúmeras vantagens, das quais se podem destacar: a eficiência, a economia e a maior segurança para a equipe e para os clientes.
DESENVOLVIMENTO
Breve Historico
Não tem como se aprofundar em determinado assunto, sem antes saber um pouco de sua história. o No séc IV a.C., Aristóteles já alertava Alexandre( O Grande) a ferver água para evitar doenças. o No hospital de Rotunda em Dublin, Robert Collins introduziu