Rh pequenas empresas
O empreendedorismo se faz cada vez mais recorrente em um contexto de livre mercado e alta competição, percebe-se que entre as lacunas da atuação de grandes grupos empresariais surgem nichos de mercado altamente propícios à atividade empreendedora representando uma grande ameaça a essas empresas. Ao analisar a forma como fundos de venture capital analisam esses pequenos empreendimentos a fim de injetar capital e conseguir obter uma parcela maior do mercado, nota-se que os principais aspectos valorizados são: ideia do novo empreendimento e o potencial de gestão de seus sócios.
Tomando como base esses dois aspectos e de que os fundos de venture capital tenham grande capacidade de analisar os melhores investimentos, pode-se dizer que o primeiro aspecto é extremamente variável uma vez que nem sempre bons insights podem vir a se tornar algo rentável já que ao fazer o plano de negócios há diversos fatores de risco analisados que podem afeta-lo como um todo. Já o caráter de possuir sócios e funcionários capacitados e com grande potencial de gestão pode minimizar esses riscos relatados no plano de negócios.
Com base nesse aspecto serão analisados pequenos empreendimentos e será feita uma pesquisa com pequenas empresas a fim de entender quais os métodos utilizados por gestores de pequenas empresas que demandam profissionais altamente qualificados e por gestores de pequenas empresas que não demandam uma excepcional qualificação de seus profissionais a fim de reter bons profissionais e motiva-los.
Ainda assim, ambas admitem competências como capacidade individual de articular saberes com vistas a atender às demandas de situações concretas do ambiente de trabalho.
Empresas com profissionais com alto nível de capacitação
Empresas com profissionais de Médio nível de capacitação
Referência
Hans Landstroom . Handbook of Research on Venture