MANUAL Odonto
DE
ESTERILIZAÇAO E
DESINFECÇAÕ
NA ODONTOLOGIA
SUMÁRIO
1- OBJETIVO 2- INTRODUÇÃO
2-
OBJETIVO
Este Manual, explica uma sequência de normas que envolve algumas definições, noções sobre limpeza, esterilização e desinfecção de artigos e as normas para o seu emprego; a proteção da equipe de saúde, envolvendo a lavagem das mãos e o uso de barreiras; a limpeza, desinfecção e uso de barreiras nas superfícies; sequência de trabalho nas clínicas; procedimentos diante de acidentes pérfurocortantes; limpeza das clínicas; eliminação do lixo; cuidados com o ar e a água entre outras informações. Este trabalho visa o bem comum. Considerando que os profissionais das equipes de saúde bucal devem estar devidamente informados e atentos aos riscos ocupacionais inerentes às atividades desenvolvidas, é responsabilidade de todos contribuir para o cumprimento das normas propostas, para manutenção de um ambiente de trabalho seguro e saudável.
INTRODUÇÃO
O controle das doenças infecciosas tem sido uma constante preocupação dos profissionais de saúde. Esta preocupação atingiu os consultórios médicos e odontológicos. Os riscos de infecção cruzada podem ocorrer durante o atendimento odontológico.
CONCEITOS E DEFINIÇÕES
Anti-sepsia: é a eliminação das formas vegetativas de bactérias patogênica e grande parte da flora residente da pele ou mucosa, através da ação de substâncias químicas (anti-sépticos).
Anti-séptico: substância ou produto capaz de deter ou inibir a proliferação de microrganismos patogênicos, à temperatura ambiente, em tecidos vivos.
Assepsia: Método empregado para impedir que um determinado meio seja contaminado. Quando este meio for isento de bactérias chamamos de meio asséptico.
Bactérias: forma vegetativa; quando estão realizando todas as suas atividades metabólicas, como respiração, multiplicação e absorção. Os microrganismos, na cavidade bucal, estão na forma vegetativa.
Contaminação