manual confec o de resumos e resenhas
CURSO DE DIREITO
NÚCLEO DE TCC E PESQUISA/FIC
MANUAL À CONFECÇÃO DE RESUMOS E RESENHAS
Prof. Msc. Eder Marques de Azevedo
Coord. Núcleo de TCC e Pesquisa/FIC
Caratinga, 2011
SEÇÃO I – COMO ELABORAR RESUMOS
Deve-se considerar a existência de duas espécies de resenhas, a saber: o “resumo” e a “resenha-crítica”.
No tocante ao “RESUMO” propriamente dito, é também conhecido como “RESENHA-RESUMO”, consistindo na elaboração de texto limitado a resumir o conteúdo de um livro na íntegra, ou de um único capítulo (ou mesmo mais de um capítulo), ou de um filme, ou poesia, ou matéria jornalística, ou, ainda, espetáculo de qualquer natureza (circense, teatral, cultural, dentre outros em que se possa extrair conteúdo de teor científico). Portanto, é uma simples síntese do assunto abordado no texto sob análise.
Não cabe nessa modalidade de resenha espaço para apontamento de qualquer forma de crítica ou juízo pessoal de valor. Refere-se a uma forma de texto meramente informativo, cuja finalidade única é a informação, em síntese, sobre o conteúdo tratado ao leitor. Refere-se, nesse sentido, a uma sinopse contendo as principais idéias da obra, conforme seleção feita pelo resumista.
Quando se tratar de obra escrita, o “resumo” ou “resenha-resumo” pode ser elaborado com um único título (nesse caso, deve-se manter o título do próprio livro ou do capítulo de livro objeto do resumo), mas também se admite a sua divisão em subtítulos, de acordo com os tópicos que subdividirem determinado capítulo de um mesmo livro.
Para efeitos didáticos, o “resumo” deve se revestir dos seguintes elementos:
Capa e folha de rosto (elementos pré-textuais);
Introdução;
Resumo (ou breve síntese do conteúdo)
Conclusão
Referência bibliográfica.
A seguir, vide modelo de capa e folha de rosto de resumo:
FACULDADES INTEGRADAS DE CARATINGA
CURSO DE DIREITO
DISCIPLINA: (ACRESCENTAR)
(espaço simples nas entrelinhas, tamanho de letra 12 e em caixa