Noção de cidadania e poder
Laureate International Universities
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
ANDRÉA DE OLIVEIRA TEIXEIRA
A NOÇÃO DE CIDADANIA E PODER
MANAUS
2012
ANDRÉA DE OLIVEIRA TEIXEIRA
A NOÇÃO DE CIDADANIA E PODER
Trabalho Acadêmico da Turma ADT: 0301 do Centro Universitário do Norte, para obtenção da nota bimestral do curso de Administração.
Orientador: Prof.ª Rosimar Van dyke.
MANAUS
2012
INTRODUÇÃO
O intuito deste trabalho é dissertar sobre os tipos de poder, os tipos de conformidades relacionados aos tipos de poder e sua influência na sociedade.
De uma maneira geral, poder é a capacidade de se conseguir o que quer. Olhando do ponto de vista organizacional/institucional, geralmente o poder se consegue com: coerção, recompensa, referência, especialidade e especialização. Os poderes: coercitivos e recompensa, apenas geram uma obediência, fria e às vezes revoltante. Já os poderes: legítimo, especialização e referencia, geram uma livre espontânea obediência das pessoas para o exercício da atividade.
Relacionando os tipos de poder e suas respostas, nas instituições organizacionais observaremos que estas também são aplicadas na sociedade de modo geral.
A NOÇÃO DE CIDADANIA E PODER A cidadania é a qualidade do individuo no gozo dos direitos civis e políticos de um Estado ou no formal do Estado.
A definição de poder é uma pessoa ou coisa que possua ou exerça autoridade ou influência. Então, em essência, quando usamos o poder, estamos utilizando a nossa autoridade para conseguir alguma coisa.
Existem o poder pessoal e o poder de posição. O poder pessoal alicerça-se nas habilidades pessoais de influenciar pessoas e grupos. O poder de posição tem bases na hierarquia institucional/organizacional.
Aqui estão alguns dos tipos mais comuns de poder encontrados no ambiente de trabalho: 1. O poder coercitivo está associado com pessoas que estão em uma posição para punir outros. As pessoas temem as consequências de não fazer o