Noção de cidadania e poder
LAUREATE INTERNATIONAL UNIVERSITIES
CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
GLAUCIA CRISTIANE POLANSKI
A NOÇÃO DE CIDADANIA E PODER
MANAUS 2011
CENTRO UNIVERSITARIO DO NORTE – UNINORTE
GLAUCIA CRISTIANE POLANSKI
A NOÇÃO DE CIDADANIA E PODER
Trabalho a ser apresentado na disciplina de Comportamento Organizacional ministrado pelo Prof. Wollace Rocha no Curso de Ciências Contábeis do Centro Universitário do Norte – UNINORTE.
MANAUS
2011
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 03
...08
introdução
Ao longo dos tempos estamos vendo que a questão da democracia e da cidadania esteve sempre subjugada às questões do poder.
Estudamos as Guerras Mundiais e a Guerra Fria, percebendo que em nome do poder o Homem chega a extremos inimagináveis, como o Holocausto, as bombas atômicas e a corrida armamentista em nome de ideologias, terras e poder!
Vimos o Brasil do “Café com Leite”, de Vargas, de J.K. e Jango, além, é claro, de uma longa viagem na época da Ditadura Militar.
As sociedades humanas não podem subsistir sem o exercício do poder. Há sempre o poder enquanto domínio para que os grupos possam viver organizadamente e sem violência.
Poder é toda chance, seja ela qual for de impor a própria vontade numa relação social, mesmo contar a relutância dos outros. O poder se exerce na sociedade não apenas através do Estado e das autoridades formalmente constituídas, mas de maneiras as mais diversas, em uma multiplicidade de sentidos, em níveis distintos e variados, muitas vezes sem nos darmos conta disso.
O poder não satisfaz, ou melhor, é como a droga e exige sempre doses maiores.
1. SOBERANIA
Entende-se por soberania a qualidade máxima de poder social