Novos produtos
O desenvolvimento de novos produtos vem sendo considerado como um meio importante para a criação e sustentação da competitividade. Para muitas indústrias, a realização de esforços nessa área é um fator estratégico e necessário para continuar atuando no mercado. A implementação de novos produtos sustenta a expectativa das empresas aumentarem sua participação de mercado e melhorar sua lucratividade e rentabilidade. Dessa forma, a utilização de um processo planejado no Desenvolvimento de Novos
Produtos (DNP) constitui-se em uma importante ferramenta gerencial capaz de melhor Sustentar as decisões de implementação e gestão de produto, diminuindo seus riscos e maximizando as oportunidades de mercado. Nesse sentido, a função de marketing serve como ligaҫão entre a empresa e o mercado, contribuindo com a pesquisa, o desenvolvimento e o lançamento de um produto superior, orientado para o mercado e com sua adequação às forças e recursos da empresa.
Sendo assim, a questão central abordada neste trabalho é investigar o desenvolvimento de novos produtos como deve ocorrer o desenvolvimento de novos produtos, como um novo produto surge. Para tanto, este trabalho se propõe a analisar duas questões: (1) Como deve ocorrer o desenvolvimento de novos produtos? (2) Como surge um novo produto?
Desenvolvimento de Novos Produtos (DNP)
Entende-se como desenvolvimento de novos produtos toda acção ou processo total de estratégia, geração de conceito, avaliação do plano de produto e de marketing e comercialização destinado à implementação de uma nova oferta . Dentro da definição de novos produtos, ‘’Crawford’’ apresenta cinco categorias de novos produtos, que podem ser classificadas da seguinte forma: i- Produtos novos para o mundo: