Análise e desenvolvimento de sistemas
Objetivo
Compreender a necessidade do uso de Banco de Dados através da modelagem de entidades para armazenamento de dados.
Agenda
* Dados e informação * Bases de dados * Sistemas de gestão de Bases de dados * Modelos de Bases de Dados * Modelo Entidade-Relação (ER) * Entidades * Relacionamentos * Atributos e Ocorrências * Valores e domínio dos atributos * Tipos de atributos * Atributo identificador * Chave primária * Chave estrangeira ou externa * Relacionamentos entre entidades * Grau de relacionamento
Introdução
Aumento do volume de informação.
Maiores dificuldades de gestão.
Aparecimento das Bases de Dados
Dados e Informação * Muitas vezes, utiliza-se se forma incorrecta os termos “dados” e “informação”. Quando, na realizade, são conceitos bem distintos. * Dados são factos isolados e recolhidos algures. Por exemplo, a idade e o número de telefone de uma pessoa. * A informação é o resultado da aplicação de um conjunto de operações sobre os dados.
DADOS
PROCESSAMENTO
INFORMAÇÃO
* A informação tem um carácter subjectivo, aquilo que para uma pessoa poderá ser informação, poderá não o ser para outra.
Base de Dados * Genericamente, podemos definir uma Base de Dados como sendo um conjunto de dados organizados e relacionados entre si, de acordo com um determinado contexto. * Principais vantagens: * Diminuir o espaço ocupado pela informação; * Facilitar o acesso e a actualização da informação; * Aumentar a velocidade da pesquisa; * Evitar a redundância da informação. * Todas as operações realizadas pelo utilizador na base de dados, nunca são realizadas directamente na mesma, mas sim através de uma aplicação especial chamada de Sistema de Gestão de Bases de Dados.
Sistemas de Gestão de Bases de Dados * Os Sistemas de Gestão de Bases de Dados (SGBD) são programas que permitem criar e manipular bases de dados, em que os