novos campos
As atividades produtivas e as atividades negativas como, por exemplo: a poluição do ar, água e solo, devastação de áreas naturais, contaminação por agrotóxicos e medicamentos que provocam consequências na saúde do meio ambiente rural e urbano incluindo a população humana, motivo da preocupação de toda a sociedade.
E o que a medicina veterinária tem a ver com isso? Usarei apenas o exemplo da produção animal. Participamos de toda a cadeia produtiva desde a criação a comercialização, passando pelo abate, beneficiamento, higiene e inspeção dos produtos, incluindo as consultas médicas e sanitárias com os animais. A grande maioria dessas atividades é conduzida de forma ao causar impactos ambientais que futuramente irão influenciar nas saúdes das pessoas. Sabemos dos efeitos que os resíduos da produção animal podem provocar, mais há uma sensação de impotência quanto ao assunto.
Na formação acadêmica, temos muito conhecimento técnico, mas precisamos também focar no papel do medico veterinário na sociedade. Sabemos que trabalhamos para nosso sustento, mas ate que ponto poderemos fechar os olhos para certas coisas que acontecem no nosso campo profissional?
Faremos um juramento que diz que todas as práticas da medicina veterinária têm como finalidade, proteger a saúde e o bem estar dos humanos.
Será que o que fazemos no campo da produção animal tem atendido realmente este interesse? A devastação de florestas, excesso de antibióticos nos produtos de origem animal, realmente esta voltada à saúde humana?
Para começarmos uma mudança neste campo precisamos nos aproximar da saúde ambiental, com a identificação de processos, indicadores e avaliação da nossa pratica na produção de produtos