GESTÃO DE PESSOAS: NOVO CAMPO DE ATUAÇÃO DO(A) ASSISTENTE SOCIAL.
SOCIAL.
Oneti Maciel Alves
1
RESUMO
Este artigo é fruto de reflexões de diversos autores sobre a possibilidade de atuação do Assistente Social na área de Gestão de Pessoas, tendo como lócus da pesquisa, contribuições científicas de estudiosos da área dispostos em livros, dissertações e artigos voltados para a temática. Visa, refletir acerca do potencial do profissional de
Serviço Social na Assessoria e Consultoria, junto às Organizações em busca de melhoria do Clima Organizacional, levando em conta as novas características do mercado corporativo na atualidade e a necessidade de se cumprir com as exigências da sociedade, que diuturnamente, vêm tentando alcançar níveis de equilíbrio entre as dimensões econômicas, políticas, ambientais e sociais.
Demonstra-se que o profissional Assistente Social tem competências e habilidades para atuar no setor de Gestão de Pessoas, em especial, nas organizações privadas.
O Serviço Social é uma profissão que surgiu para trabalhar com os problemas provenientes das relações de trabalho que envolve empregador x empregado, porém, ainda é um profissional pouco requisitado para trabalhar nesta área, e aqui, desmistifica-se a ideia de que é um profissional que, historicamente atua somente na gestão de benefícios, mas também é um profissional com qualificação reconhecida para executar trabalhos nas empresas junto à Gestão de Pessoas.
PALAVRAS-CHAVE: Gestão de Pessoas e Serviço Social, Assessoria e Consultoria do Assistente Social, Práxis do Assistente Social. 1
Graduada em Serviço Social pelas Faculdades Integradas Aparício Carvalho - FIMCA (2012);
Assistente Social na Secretaria de Estado de Assistência Social (SEAS); Pós-Graduanda em MBA em
Gestão de Pessoas pelas Faculdades Integradas Aparício Carvalho - FIMCA; Rua das Araras, 241 -
Eldorado - CEP: 78.912-640 - Porto