memorial do processo de institucionalização do serviço social
SERVIÇO SOCIAL
Memorial do processo de institucionalização do Serviço Social
Rolim de Moura
2014/2
Memorial do processo de institucionalização do Serviço Social
Trabalho apresentado ao Curso (Serviço Social) da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina [Gestão Social; Serviço Social,Terceiro Setor e oficina de formação; Pesquisa Social; TCC].
Orientador: Prof. Maria Angela Santini; Paulo Sergio Aragão; Rodrigo Eduardo Zambon
Rolim de Moura 2014/2
INTRODUÇÃO
O serviço Social é uma profissão inserida na divisão social e técnica do trabalho, realiza sua ação profissional no âmbito das políticas socioassistencias, na esfera pública e privada.
O serviço social atua na área das relações sociais, mas sua especialidade deve ser buscada nos objetivos profissionais tendo estes que serem adequadamente formulados guardando estreita relação do objeto.
O Serviço Social é uma prática, um processo de atuação que se alimenta por uma teoria e volta à prática para transformá-la, um contínuo ir e vir iniciando na prática dos homens face aos desafios de sua realidade.
O Serviço Social é um profissional que tem como objeto de trabalho a questão social com suas diversas expressões, formulando e implementando propostas para seu enfrentamento, por meio de políticas sociais, públicas, empresariais de organizações da sociedade civil e movimentos sociais.
O Serviço Social no processo de ruptura com o conservadorismo passou a tratar o campo das políticas sociais, não mais no campo relacionado a demanda da população carente e oferta do sistema capitalista, mas acima de tudo como meio de acesso aos direitos sociais e à defesa da democracia.
DESENVOLVIMENTO
O Serviço Social surgiu a partir dos anos 1930, quando se iniciou o processo de