MEMORIAL DO PROCESSO DE INSTITUCIONALIZAÇÃO DO SERVIÇO SOCIAL
SERVIÇO SOCIAL
ELIANE ANDRADE BISPO
MEMORIAL DO PROCESSO DE INSTITUCIONALIZAÇÃO DO SERVIÇO SOCIAL
SEABRA
2013
ELIANE ANDRADE BISPO
MEMORIAL DO PROCESSO DE INSTITUCIONALIZAÇÃO DO SERVIÇO SOCIAL
Trabalho apresentado á Atividade Interdisciplinar Da Universidade Norte do Paraná – UNOPAR.
SEABRA
2013
INTRODUÇÃO Neste presente trabalho iremos descrever o memorial do processo de institucionalização do Serviço Social, o qual apresentará os conhecimentos adquiridos no processo de formação do curso. Desta forma perceberemos a importância do conhecer o contexto histórico da profissão para o nosso enriquecimento profissional.
Abordaremos também os caminhos pelo qual o Serviço Social percorreu até os dias atuais. Em meio a essas transformações do Serviço profissional, agindo de uma forma diferenciada, interventiva, atendendo as demandas existentes em todos os seus aspectos.
É desta forma que o Serviço Social contemporâneo propõe um profissional proativo e executor de ações voltadas para a população menos favorecida.
DESENVOLVIMENTO
O Serviço Social é uma profissão que foi regulada, no Brasil, em 1957, mas o surgimento das primeiras escolas de formação profissional se deu em 1936. Para exercê-la, é necessário a graduação em Serviço Social e o seu registro no Conselho Regional de Serviço Social (CFESS), que é um orgão de fiscalização no país, dando cobertura a todos os estados, tendo uma Lei que a Regulamenta como profissão é a 8662-93.
O surgimento do Serviço Social como profissão, está associado á emergência da “Questão Social” que é um conjunto de problemas políticos sociais e econômicos. Problemas esses reclamados pela classe operária no período de consolidação do capitalismo; no entanto, a questão social está atrelada aos conflitos da relação capital x trabalho. A partir desse entendimento