Memorial do processo de institucionalização do serviço social
SERVIÇO SOCIAL
JENNIFER RAYANE VIEIRA LIMA
MEMORIAL DO PROCESSO DE INSTITUCIONALIZAÇÃO DO SERVIÇO SOCIAL
BRASÍLIA DE MINAS
2012
JENNIFER RAYANE VIEIRA LIMA
MEMORIAL DO PROCESSO DE INSTITUCIONALIZAÇÃO DO SERVIÇO SOCIAL
Trabalho apresentado ao Curso de Serviço Social da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas de Trabalho Profissional II, Gestão Social, Serviço Social e Terceiro Setor, Comunicação na prática do assistente social.
Professores: Rosane Malvezzi, Maria Angela Santini, Paulo Sérgio Aragão e Rodrigo Eduardo Zambon.
BRASÍLIA DE MINAS
2012
INTRODUÇÃO
O presente memorial irá tratar da institucionalização do Serviço Social no Brasil e no mundo, tendo como referência, os conhecimentos adquiridos durante os quatro anos de graduação em Serviço Social, refletindo sobre a origem histórica do mesmo, observando quais habilidades profissionais são exigidas na práxis do assistente social nos diversos espaços ocupacionais.
Neste memorial será abordado o que é o serviço social, como surgiu, a quem serve, que forças ocorreram no seu surgimento e qual a sua função na contemporaneidade.
Para interpretação dos documentos referentes ao passado, Certeau (2000) coloca que o historiador, ao analisar o momento histórico, deve compreender esse passado. E é isso que irá buscar este trabalho, pois entende- se que para entender a realidade é preciso compreender o passado.
DESENVOLVIMENTO
O serviço social é uma profissão de curso superior cujo objeto de intervenção são as expressões multifacetadas da questão social. O serviço social é uma profissão de caráter sócio- político, crítico e interventivo, que se utiliza de instrumental científico multidisciplinar das Ciências Humanas e Sociais para análise e intervenção nas diversas refrações da