EDUCAÇÃO DO CAMPO: UMA VISÃO DA IMPORTÂNCIA DA FAMÍLIA NESTE NOVO DESAFIO.
“Se, na verdade, não estou no mundo para simplesmente a ele me adaptar, mas para transformá-lo; se não é possível mudá-lo sem um certo sonho ou projeto de mundo, devo usar toda possibilidade que tenho para não apenas falar de minha utopia, mas participar de práticas com ela coerentes”. (Paulo Freire)
Resumo
O presente trabalhopropõe uma reflexão sobre a implantação da Educação do Campo nos Colégios Estaduais, e como esta nova faze da educação necessita do apoio diário das famílias, pois, encontramos sinais de alteração na estrutura das famílias, proporcionadas pelas transformações da sociedade. A intervenção da família no comportamento dos alunos é de suma importância, as escolas precisam não apenas se comunicar com as famílias, mas conseguir com que estas reforcem as atitudes do processo educativo e apóiem os filhos nos estudos mantendo as tradições familiares do campo. No contexto familiar e no contexto escolar, é fundamental que ambos se aproximem, tentando perceber e clarear os papéis de um e de outro, tendo conhecimento que a família ocupa lugar para toda vida e a escola é limitada no tempo.
Palavras chaves: família, escola, educação do campo, relação.
INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem como objetivo destacar a importância da relação da Família na adaptação da implantação da Educação do Campo, no entendimento e andamento das atividades escolares, pois, o indivíduo é influenciado pelo meio em que vive e a realidade da escola nos mostra que estamos vivendo uma época onde não conseguimos mais uma verdadeira direção para nossos alunos. Para tanto se devem apontar caminhos, tomada de providências para que haja uma interação entre família e escola.
A família proporciona para o educando uma autoconfiança e segurança em seus atos através da livre manifestação de suas idéias.
É necessária a implantação de uma Metodologia adequada, centrada no processo de ensino