Novos caminhos
Sabemos que uma escola só será democrática, a partir do momento em que a comunidade escolar, representada pelos professores, funcionários, alunos e pais, tomarem consciência da importância de seu papel na construção dessa democracia. O que se observa é que a comunidade e os pais estão colocando a responsabilidade da educação de seus filhos inteiramente da escola e ainda não percebeu a importância que a escola tem como fator de transformação do ser humano e social.
A escola não pode continuar isolada a participação da comunidade é fundamental, pois com essa integração pode-se conhecer a realidade dos educandos e assim facilite o aprendizado dos mesmos e o resultado será grupos coesos, onde as diferentes linguagens e diferentes perspectivas se tornem aspectos positivos e construtores de uma idéia comum e em constante processo de construção. Outro ponto importante no processo educacional é a relação entre professor e aluno onde não deve ser uma relação de imposição, mas sim, uma relação de cooperação, de respeito, de crescimento e que o e que o dialogo sincero é o caminho indicado para que ao invés de adversário se tornem aliados, caminhando juntos numa mesma direção e construindo um mundo melhor.
Os recursos didáticos são componentes do ambiente de aprendizagem que estimulam o aluno a questionar, a procurar respostas para problemas, solucionar situações concretas vividas no dia-a-dia. Os conteúdos transmitidos para os alunos devem ser apresentados numa linguagem clara e objetiva que possibilite a compreensão do aluno e deixe de ser considerados chatos, sem sentido, sem utilidade, para tornarem atraentes e úteis, na medida em que vêm satisfazer a curiosidade dos estudantes e seus estudos traz-lhes prazer.