Novo A Documento Do Microsoft Word
O FENÔMENO BULLYING E SUA ETIOLOGIA
Sofrer com apelidos criados pelos colegas de sala de aula, ter que se defender diante de uma mentira inventada por algum colega, ou ainda se defender diante de uma agressão sofrida são situações que se tornam cada vez mais presentes no cotidiano escolar de crianças e adolescentes.
Pesquisas mostram que essas atitudes eram consideradas "brincadeiras" entre estudantes, e percebidas como irrelevantes pela maioria dos educadores e pais, porém, atualmente, constata-se que essas brincadeiras causam um enorme prejuízo à vítima dessa situação. De forma que, atualmente este fenômeno está sendo encarado de maneira mais séria pelos especialistas em questão, que denominaram este tipo de comportamento como sendo:Bullying.
Estudos indicam que as simples "brincadeirinhas de mau-gosto" de antigamente, hoje denominadas bullying, podem revelar-se em uma ação muito séria. Causam desde simples problemas de aprendizagem até sérios transtornos de comportamento responsáveis por índices de suicídios e homicídios entre estudantes (SILVA, 2006, p. 02).
De acordo com Fante (2005), bullying é uma palavra de origem inglesa, utilizada em diversos Países para conceituar o desejo consciente e deliberado de maltratar outro indivíduo e pressioná-lo.
Segundo Cavalcante (2004), bullying é um termo oriundo da palavra inglesa bully; a qual se refere aos termos de valentão e brigão. Já como verbo, tem o significado de ameaçar, amedrontar, tiranizar, oprimir, intimidar e maltratar.
Ainda conforme Fante (2005), há muitos estudos sobre a fenomenologia do bullying nos últimos anos. No entanto, há algumas dificuldades encontradas pelos estudiosos, e entre estas dificuldades está: encontrar termos correspondentes ao bullying em diversos idiomas, nos mais variados Países.
Em alguns Países, há outros termos que conceituam estas formas de comportamento. Mobbing é um deles, utilizado na Noruega e na Dinamarca; já Mobbning é o termo