Novo a Documento do Microsoft Office Word 2
Google automatically generates html versions of documents as we crawl the web.
Page 1
V Colóquio Internacional Paulo Freire – Recife, 19 a 22-setembro 2005
A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS COMO EXPRESSÃO DA
EDUCAÇÃO POPULAR: A CONTRIBUIÇÃO DO PENSAMENTO DE
PAULO FREIRE
Maria das Neves de Medeiros1
RESUMO
Este trabalho tem o objetivo de mostrar a construção da Educação de Jovens e Adultos (EJA) como expressão da Educação Popular (EP),enfatizando a contribuição do pensamento de Freire para essa construção. Buscarei resgatar as primeiras iniciativas relativas a EJA no Brasil, até o presente momento, procurando descrever algumas possibilidades e limites para a construção de uma escola pública popular, que atenda aos anseios e necessidades das camadas populares.
Faremos também uma rápida reflexão em torno da relação entre a EJA e a EP, abordando a contribuição dos movimentos populares para a extensão da educação para todos e por fim, tecemos algumas considerações em torno da temática mencionada, explicitando os principais ideais pedagógicos freireanos tais como: a noção de ensinar a partir de palavras e temas geradores, a educação como ato de conhecimento e de transformação social, a politicidade da educação, a preocupação com a liberdade, com o diálogo e o dialógico e a importância do respeito à identidade cultural dos alunos.
Palavras-chave: Educação de Jovens e Adultos. Educação Popular. Escola pública popular.
INTRODUÇÃO
As reflexões apresentadas neste trabalho tratam de mostrar a educação de jovens e adultos
(EJA) como expressão da educação popular (EP). A EP como concepção geral da educação, passou por diversos momentos epistemológico- educacional e organizativos, desde a busca da conscientização, que