Novo A Documento Do Microsoft Office Word 2
Introdução Na amamentação estão envolvidos não apenas os seios da mãe, mas também seu cérebro e o sistema hormonal, além da sucção do bebê. O leite materno contém nutrientes e enzimas perfeitamente balanceadas, com substâncias imunológicas que protegem o bebê e provêm tudo o que a criança necessita no começo da vida. O ato de amamentar também supre as necessidades emocionais e diminui a ansiedade de ambos, por meio seriamente a saúde dos lactentes para o resto da vida. aspectos sociais, políticos e culturais que condicionam a amamentação. Os autores ressaltam que a mulher precisa ser assistida e amparada para que possa desempenhar a bom termo o seu novo papel social, o de mulher-mãe-nutriz. Os profissionais de saúde desempenham um papel fundamental na assistência à mulher lactante. Para cumprir esse papel é necessário ter conhecimentos e habilidades para orientar adequadamente o manejo da lactação8.
Objetivo
Traçar o perfil das crianças lactantes de 0 a 2 anos, 11 meses e 29 dias de idade na Unidade Básica de Saúde da Família Jose Pinheiro I município de Campina Grande-PB. desse primeiro contato Segundo a Organização Mundial de Saúde, o aleitamento materno exclusivo deve ser mantido até os seis meses de idade, quando outros alimentos líquidos e sólidos devem passar a ser introduzidos na alimentação do bebê em paralelo com a manutenção da amamentação. No entanto, o desmame precoce e a alimentação artificial têm se tornado hábitos comuns em período de lactação da criança, levando a taxas muitas vezes elevadas de morbimortalidade infantil nos primeiros anos de vida2.
Apesar de ser biologicamente determinada, a amamentação sofre influências socioculturais e por isso deixou de ser praticada universalmente a partir do século XX. Algumas consequências dessa mudança já puderam ser observadas, como desnutrição e alta mortalidade