Novo Documento RTF
A arte renascentista tem como características a valorização do homem, a inspiração dos modelos greco-romanos, perfeição das formas, equilíbrio e harmonia, arte para a elite da época e a volta à natureza como fonte de inspiração.
Apesar de todos os ramos da cultura terem se manifestado, os principais e mais marcantes foram no campo da literatura e pintura:
Literatura com Mirandola, Thomas More, Rabelais, Maquiavel, Bocaccio, Petrarca, Shakespeare, Aliggieri, Camões, Miguel de Cervantes
Pintura: Leonardo Da Vinci, Michelângelo, Rafael Sanzio e Donatelli
O Renascimento Cultural não foi um acontecimento isolado. Ele faz parte de uma ampla gama de transformações culturais, econômicas, sociais, políticas e religiosas que caracterizaram a transição do feudalismo para o capitalismo. Nesse sentido, o Renascimento pode ser entendido como um elemento de ruptura, no plano cultural, com a estrutura medieval.
PORQUE SURGIU
O Renascimento surgiu logo depois da queda de Constantinopla para o Império Otomano. Muitos eruditos fugiram de Constantinopla (que era a capital do Império Bizantino) para a Itália, e levaram com eles as obras dos autores e filósofos gregos, que estavam esquecidos no ocidente. Esses eruditos falavam grego, e ensinaram esta língua aos estudiosos italianos, que puderam ter novamente acesso à cultura grega. Esse foi o motor do Renascimento.
ONDE SURGIU
O Renascimento cultural manifestou-se primeiro na região italiana da Toscana, tendo como principais centros as cidades de Florença e Siena, e depois se espalhou para quase toda a europa, mas se firmou em especialmente na Inglaterra,